Lembra das Paquitas ? Veja como eram… e como elas estão hoje

“É tão bom, bom, bom, bom
Quem quer pão, pão, pão, pão
Bom estar contigo na televisão”

Era praticamente impossível uma menina ter nascido nos anos 1980 e 1990 e não querer ter sido uma Paquita. Até a über model Gisele Bündchen já disse que de tudo que ela conquistou na carreira, um sonho ela não conseguiu realizar: ser uma Paquita.

As  meninas que vestiram o uniforme de “soldadinho” e participaram como ajudantes da Xuxa desde os programas Clube da Criança (na extinta TV Manchete) e Xou da Xuxa, passando por Xuxa Park, Xuxa Hits e Planeta Xuxa, marcaram época.

E como nostalgia nunca é demais, resolvemos ver como algumas delas estão hoje e como eram quando vestiam o manto mais cobiçado das ajudantes de palco do Brasil. Chega mais:

 

Ana Paula Almeida era Pituxa
Ana Paula Almeida era Pituxa Foto: Reprodução/Facebook

Ana Paula Almeida passou por dificuldades nos últimos anos. Depois de perder a mãe no ano passado, se separar do companheiro com quem viveu por nove anos e passar a enfrentar problemas financeiros, Pituxita, como era conhecida nos tempos de paquita, ainda passou por problemas na tireoide e nos rins. Ela deu, no entanto, a volta por cima e agora engatou na carreira de modelo plus size.

Bianca Rinaldi foi a paquita Xiquita Bibi
Bianca Rinaldi foi a paquita Xiquita Bibi Foto: Divulgação

Bianca Rinaldi não saiu da televisão. A Xiquita Bibi do ‘Xou da Xuxa’, hoje com 39 anos, estudou arte e passou a atuar. Ela trabalhou na Rede Globo, depois fez três novelas no SBT e em 2004 foi contratada pela Record para ser a protagonista da telenovela Escrava Isaura. Bianca ficou nove anos na emissora, de onde saiu em 2013. Este ano, a atriz voltou a assinar contrato com a TV Globo. Ela ganhou o papel da médica Silvia na novela Em Família, de Manuel Carlos, que acabou recentemente.

Letícia Spiller foi a Pituxa Pastel
Letícia Spiller foi a Pituxa Pastel Foto: Divulgação

Quem também não deixou as telinhas foi Letícia Spiller. A atriz começou a carreira em teatro amador antes de se tornar Pituxa Pastel no ‘Xou da Xuxa’ em 1989. Ela fez parte da segunda geração de assistentes da apresentadora e substitui Louise Wischemann, que foi a primeira Pituxa. Líder do grupo, Letícia ficou no programa até 1992. Dois anos depois ela despontaria na carreira ao interpretar a personagem Babalu da novela Quatro por Quatro. De lá para cá Letícia participou de diversas produções na TV Globo sendo a última a novela Jóia Rara, em que interpretou a personagem Lola. Letícia Spiller voltará a aparecer na televisão no horário das 18h. Ela está no elenco de Boogie Oogie. A atriz apareceu na coletiva da novela de shortinho, mostrando que está com tudo em cima com os seus 41 anos.

Louise Wischemann foi a primeira Pituxa
Louise Wischemann foi a primeira Pituxa Foto: Reprodução/Facebook

Depois de sair do ‘Xou da Xuxa’, onde ficou de 1986 a 1989, Louise Wischemann, a primeira Pituxa, fez carreira internacional de atriz, atuando em seriados no Canadá e na Europa. Ela, no entanto, voltou ao Brasil para se tratar de esclerose múltipla, doença que descobriu ter em 2005. Em 2012 a antiga assistente da Xuxa começou a enfrentar uma briga judicial com o ex-marido para ter direito à guarda do filho, que ficou no Canadá. Um ano depois ela se tornou apresentadora de programa intitulado ‘Superação’ e no ínicio de 2014 as notícias sobre Louise eram de que ela viajou em lua de mel para os Alpes Suíços com novo marido.

Andréa Veiga foi a primeira paquita
Andréa Veiga foi a primeira paquita Foto: Reprodução/ Facebook

Ela foi a pioneira. Primeira paquita, Andréa Veiga chegou ao ‘Xou da Xuxa’ em 1986 e ficou no programa até 89. O apelido veio de um personagem de marionete do programa chamado Paquito. Posteriormente o nome paquita passaria a designar todas as assistentes de palco de Xuxa. Hoje com 44 anos, Andréa está nos palcos. Depois de sair do programa ela foi apresentadora na Record e atuou em novelas da Globo. Em 2007 apresentou programa na CNT e entre o mesmo ano e 2008 foi repórter do programa Mais Você da Globo. A participação especial em 2011 na novela das 21h Fina Estampa foi o trabalho mais recente da atriz na telinha. Apesar de certa distância da televisão Andréa não para. Da menininha bochechuda ao mulherão dos musicais, ele possui trajetória no teatro e tem realizado shows nos útlimos anos.

Ana Paula Guimarães foi a primeira Catuxa
Ana Paula Guimarães foi a primeira Catuxa Foto: Reprodução/ Facebook

Considrada uma das paquitas mais carismáticas, Ana Paula Guimarães deixou sua marca como a primeira Catuxa do grupo de Xuxa Meneghel. Ela entrou no ‘Xou da Xuxa’ em 1987 e saiu em 89 junto com Louise Wischemann. Ana Paula virou atriz, chegou a trabalhar em novelas da Globo, mas foi como diretora que fez carreira. Em 2012 dirigiu a novela Guerra dos Sexos, ao ar no horário das 19h, e ano passado foi assistente de direção de Jorge Fernando no programa Divertics.

Priscilla Couto era a Catuxita Top Model
Priscilla Couto era a Catuxita Top Model Foto: Divulgação

O Brasil viu Priscilla Couto crescer. Integrante da segunda geração de paquitas, a Catuxita Top Model entrou para o ‘Xou da Xuxa’ com nove anos e saiu com 18. Priscilla iniciou curso de direito e hoje se apresenta em eventos, casamentos e shows ao lado da amiga e também ex-paquita, Cátia Paganote.

Cátia Paganote era Miúxa Bruxinha
Cátia Paganote era Miúxa Bruxinha Foto: Reprodução/Facebook

O cabelão cacheado, o olhar doce, o sorriso largo. As características que Miúxa Bruxinha preservou são perceptíveis quando se vê uma foto de Cátia Paganote nos tempos de paquita e outra nos dias de hoje. Atualmente candidata a deputada estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a integrante da segunda geração de assistentes do ‘Xou da Xuxa’ não mudou quase nada. Cátia chegou a gravar um CD de pagode e posou nua. Com 38 anos, ela exibiu suas curvas em ensaio na praia este ano, como mostrou o site do Extra em abril. Cátia e a amiga Priscilla Couto foram assistentes da Xuxa de 1987 a 1995.

Andréia Faria ficou eternizada como Andréia Sovertão
Andréia Faria ficou eternizada como Andréia Sovertão Foto: Reprodução/Facebook

Andréia Faria ficou eternizada como a paquita Andréia Sovertão. De modelo publicitária, Andréia se tornou ajudante da Xuxa em 1986. Depois de sair do programa gravou CD de música gospel e se tornou empresária. Junto com o marido e cantor Conrado, com quem é casada há 24 anos, Andréia está expandindo sua rede de casas de festas, como o Extra noticiou este mês.

Juliana Baroni era Catuxa Jujuba
Juliana Baroni era Catuxa Jujuba Foto: Divulgação

Juliana Baroni se tornou figura certa na televisão. A Catuxa Jujuba de longas madeixas do ‘Xou da Xuxa’ manteve alguns traços do período em que foi asssistente da apresentadora. Ao lado de Bianca Rinaldi e Letícia Spiller, ela fez parte da segunda geração das paquitas a partir de 1990. De lá para cá Juliana fez diversas novelas na Rede Globo, como Uga-Uga, Celebridade, A Lua me Disse e O Profeta; na Bandeirantes, como Dance Dance Dance; e na Record, como Ribeirão do Tempo e Balacobaco.

Gisele Delaia recebeu o apelido de Miss Queimados
Gisele Delaia recebeu o apelido de Miss Queimados Foto: Divulgação

Integrante da terceira geração do programa de Xuxa Meneghel, Gisele Delaia fez parte do grupo de paquitas intitulado New Generation, o mesmo da atriz Bárbara Borges. A Miss Queimados do ‘Xou da Xuxa’ ficou na atração de 1995 a 2000. Atuando hoje como atriz e modelo Gisele tem também um blog, onde dá dicas de culinária e fala sobre ser mãe. No ano passado Gisele teve sua primeira menina: Diana. Ela já tinha o filho Thor, então com dois anos.

Bábara Borges foi Babunitona
Bábara Borges foi Babunitona Foto: Divulgação

Foi como paquita que Bárbara Borges começou sua carreira. A Babunitona como foi apelidada chegou no programa em 1995 onde trabalhou até 1999. Bárbara deixou de lado os cabelos cacheados e se tornou atriz, profissão que a fez passar por novelas da Rede Globo e da Record. Em junho deste ano ela deu à luz ao seu primeiro filho: Martin Bem.